Operações de informações: um antigo conceito com um novo paradigma
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A Era da Informação surge como elemento fundamental para a caracterização da atual conjuntura mundial. A gestão das informações na segurança e defesa do Estado tornou-se vital para sua própria existência e soberania. O ambiente do moderno campo de batalha é cada vez mais descontínuo, assimétrico e multidimensional, o que contribui para a complexidade do ambiente da informação, antes situado na sua tradicional área de interesse.
Paradoxalmente, muito pouco já se estudou sobre o assunto no Brasil. Os chamados Atores Globais começaram a discutir a Guerra da Informação na década de 1990 do século passado. Desde então, a doutrina sobre as Operações de Informação vem sofrendo modificações e adaptações que visam atender as necessidades específicas de cada ator ou Força Armada, muitas das quais, vinculadas diretamente ao grau de desenvolvimento tecnológico que se atingiu em determinado momento. Tal fator contribuiu de forma marcante para a dificuldade de consenso entre as diferentes doutrinas, mesmo entre os países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
O presente artigo tem a finalidade primordial de estabelecer os parâmetros iniciais para a conceituação e a discussão sobre a doutrina de Operações de Informação (Op Info) no Exército Brasileiro.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Coleção Meira Mattos (CMM) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: O autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.