Ciências Militares

espaço de articulação entre o fenômeno da Guerra e a experiência profissional

Autores

  • Marco Aurélio Vasques Silva Exército Brasileiro. Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército. Taubaté, SP, Brasil
  • Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon Exército Brasileiro. Comando Militar do Sudeste São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.52781/cmm.a151

Palavras-chave:

ciências militares, Teoria da Guerra, Educação Militar, Experiência profissional, Análise de conteúdo

Resumo

Trata-se de reflexão acerca da importância da experiência profissional para o aprofundamento do estudo das Ciências Militares, em um contexto da análise do fenômeno da Guerra. Com um viés qualitativo, adotou-se perspectiva dedutiva, a partir de pesquisa bibliográfica, com apoio da análise de conteúdo. Sendo a guerra um fenômeno social concreto, que se expressa no campo de batalha, corrobora-se a perspectiva de que as Ciências Militares se aproximam das Ciências Sociais Aplicadas. Assim, sugere-se que a experiência, decorrente da prática profissional, proporciona elementos de reflexão que contribuem analiticamente com o estudo da Guerra e, consequentemente, aperfeiçoamento das Ciências Militares. Neste contexto, destaca-se a necessidade de se estruturar uma metodologia coerente para a condução das análises e observações, para evitar a subjetividade e personalismo, assim como relatar o ganho na qualidade das análises com o incremento da experiência como fator substantivo no processo de estudo da Guerra e das Ciências Militares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon, Exército Brasileiro. Comando Militar do Sudeste São Paulo, SP, Brasil.

Lattes: https://lattes.cnpq.br/0133876688289429

Publicado

2025-04-16

Como Citar

SILVA, Marco Aurélio Vasques; MIGON, Eduardo Xavier Ferreira Glaser. Ciências Militares: espaço de articulação entre o fenômeno da Guerra e a experiência profissional. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, [S. l.], v. 18, n. 63, p. 585–602, 2025. DOI: 10.52781/cmm.a151. Disponível em: https://ebrevistas.eb.mil.br/RMM/article/view/13074. Acesso em: 12 fev. 2026.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)