O Chile e as Demandas de Modernização do Exército Durante a Transição Democrática

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fernando Velôzo Gomes Pedrosa

Resumo

 propósito deste trabalho é analisar as demandas por modernização e reestruturação militar que conduziram ao processo de transformação do Exército do Chile desencadeado no começo do século XXI. Apresenta uma breve discussão sobre mudanças em instituições militares, buscando identificar os fatores ou condições que impulsionam esses processos de mudanças, e avaliar em que medida as autoridades políticas exercem o controle sobre essas mudanças. A seguir, analisa o caso do Exército do Chile na década de 1990, segundo os aspectos: conjuntura política internacional, conjuntura política nacional, contenciosos e tensões militares no entorno chileno, percepção das capacidades militares adversas, percepção das capacidades militares próprias e cultura estratégica chilena. Finalmente, apresenta as linhas gerais do plano de modernização do Exército do Chile de 1994. Conclui que o processo de modernização do Exército do Chile durante a transição democrática surgiu de dentro da própria instituição armada a partir de sua cúpula, e foi motivado, principalmente, por razões de prestígio interno e internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
VELÔZO GOMES PEDROSA, F. O Chile e as Demandas de Modernização do Exército Durante a Transição Democrática. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 14, n. 49, p. 99-122, 21 jan. 2020.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Fernando Velôzo Gomes Pedrosa, Exército Brasileiro. Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4218151U9