O conflito de 4º geração e a evolução da guerra irregular
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Conseqüência das profundas transformações políticas, econômicas, psicossociais, militares e científico-tecnológicas ocorridas após a segunda Guerra Mundial, o Conflito de 4ª Geração, diferentemente dos Conflitos de 1ª, 2ª e 3ª Gerações que o precederam, introduziu a presença de atores não estatais nas confrontações armadas de conotação político-ideológica que marcaram a segunda metade do Século XX. Sua principal característica foi o emprego intensivo das táticas, técnicas e procedimentos de guerra irregular, destacando-se a subversão, a guerrilha e o terrorismo. Com a dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e o término da Guerra Fria, o Conflito de 4ª Geração tornou-se, inquestionavelmente, o conflito armado do Século XXI. Com o advento do fundamentalismo radical islâmico, o terrorismo transnacional tornou-se a principal ameaça à paz e à segurança internacionais. O conflito assimétrico passou a ser o principal instrumento de coerção das organizações não estatais de diferentes matizes, em diferentes regiões do mundo. Este ensaio apresenta ensinamentos colhidos no planejamento e na condução de operações contra forças irregulares, na atualidade, enfocando os seus três níveis: estratégico, operacional e tático, em diferentes ambientes operacionais.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Coleção Meira Mattos (CMM) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: O autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.