A iniciativa Action for Peacekeeping e seu pilar do desempenho & responsabilização em operações de paz das Nações Unidas uma perspectiva brasileira
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O artigo tem como objetivo principal identificar e compilar as informações referentes às ações executadas pelo Estado Brasileiro, em cumprimento aos compromissos assumidos quanto ao pilar do desempenho & responsabilização, da iniciativa Action for Peacekeeping (A4P). Para tanto, buscou-se incialmente apresentar a iniciativa A4P, contextualizando-a com o momento de seu lançamento. Posteriormente, foi realizada uma análise mais aprofundada do pilar do desempenho & responsabilização, de forma a identificar os compromissos assumidos pelas diversas partes. Na sequência, buscou-se identificar de forma pormenorizada as ações desencadeadas pelo Brasil, voltadas ao cumprimento das obrigações assumidas, a partir de dois aspectos integradores: a participação no Sistema de Prontidão de Capacidades da ONU e a capacitação de recursos humanos. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma investigação exploratória qualitativa, executada por meio de pesquisas bibliográfica e documental, complementadas por entrevistas. Como resultado, a pesquisa indicou que o Brasil vem adotando medidas concretas, que não somente cumprem os compromissos assumidos, como também permitirão ao país o envio de militares e policiais de alta performance para operações de paz futuras.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Coleção Meira Mattos (CMM) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: O autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.