Por um assento à alta mesa! Expressão econômica do poder nacional como fator de influência para a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este trabalho tem por objetivo comparar a Expressão Econômica do Poder Nacional dos países membros permanentes e de potenciais candidatos à ocupação de assento, integrando os respectivos Grupos Regionais, como fator de influência para a reforma do Conselho de Segurança. A amostra foi composta por 55 países, os quais foram divididos em grupos: Membros Permanentes e Regionais (Africano, Ásia-Pacífico, Leste Europeu, América Latina e Caribe e Europa Ocidental e outros).A Expressão Econômica foi analisada segundo os indicadores: Capacidades Materiais Nacionais, Contribuição para o orçamento regular das Nações Unidas e Produto Interno Bruto. A fim de verificar a igualdade ou diferença entre os valores médios dos grupos utilizou-se o teste ANOVA One Way e, sequencialmente, os testes de Levene e de Tukey. Encontrou-se diferença significativa entre os grupos, sendo que o Grupo Membros Permanentes detém maiores valores de média, no entanto, individualmente, países candidatos possuem índices econômicos semelhantes aos membros permanentes, podendo influenciar a perspectiva de reforma do Conselho de Segurança.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Coleção Meira Mattos (CMM) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: O autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.