O esporte de orientação: possibilidades e perspectivas para o ensino de Geografia e os conceitos cartográficos

Autores/as

  • Vanessa Oliveira da Silva
  • Cleiton Tibulo
  • Anderson Prado Andrade
  • Daniel Correa Moraes
  • Carolina Alvares da Cunha Meirelles

Palabras clave:

Geografia, Cartografia, Mapas, Orientação

Resumen

O Ensino da Geografia tem por objetivo capacitar o aluno para realizar a leitura do mundo e da relação sociedade versus natureza, utilizando-se de práticas empíricas, conceituais e de seus meios de representação. Para que esse processo ocorra, o professor utiliza-se de diversos recursos pedagógicos na busca de ampliar o campo de conhecimento do discente. O esporte de Orientação caracteriza-se por ser uma importante ferramenta de ensino, pois além de desenvolver vários aspectos psicossociais, permite a aplicação prática de conceitos aprendidos no estudo da Geografia, como por exemplo, coordenadas geográficas, escalas, projeções, linguagem gráfica além de desenvolver o raciocínio lógico, tomada de decisões rápidas, entre outros. Desta forma, este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a inserção do Esporte de Orientação como ferramenta interdisciplinar para o aprendizado de conceitos geográficos e cartográficos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDERSON, Paul S. Princípios de Cartografia Básica. In: RIBEIRO, Antônio Jorge; ANDERSON, Paul S. História da cartografia mundial e brasileira. Rio de Janeiro: DSG/FIBGE, 1982, v. 1. Cap. 1 a 7.
CARVALHO, Edilson Alves de. Leituras cartográficas e interpretações estatísticas. Natal, Rio Grande do Norte: EDUFRN, 2008, 248 p.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. A Cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, Rosangela Doin de. Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagens e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011. P. 121-136.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. O misterioso mundo que os mapas escondem. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. et al. (Org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 2. ed. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 1999. p. 31 - 55.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; COSTELLA, Roselane Zordan. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. 126 p.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; KAERCHER, Nestor André; REGO, Nelson. (Org.). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: ARTMED, 2007. 152 p.
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ORIENTAÇÃO. Regras para Competições de Orientação Pedestre. Disponível em <https://www.cbo.org.br/regras>, acesso em 10 de abril de 2019.
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ORIENTAÇÃO. Regulamento de Competições. Disponível em <https://www.cbo.org.br/regras>, acesso em 10 de abril de 2019.
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ORIENTAÇÃO. Especificação Internacional para Mapas de Orientação (ISOM 2000). Disponível em <https://www.cbo.org.br/regras>, acesso em 10 de abril de 2019.
DIAS, Junior; MORENO, Susamara. Introdução do esporte e leitura de mapas de Orientação. Orientista em Foco, volume I, 1ª Edição, Formato Digital. 2019.
FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE ORIENTAÇÃO (IOF). Regras para Competições de Orientação Pedestre. Disponível em <https://www.cbo.org.br/regras>, acesso em 10 de abril de 2019.
FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A Cartografia no ensino da Geografia: construindo os caminhos do cotidiano. Guarapuava: UNICENTRO, 1997. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, 1997.
FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A Cartografia como um sistema de signos. In: Faz Ciência: Revista de Ciências Humanas, Fundação Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão, v. 1, n. 1, p. 67-74, 1997.
FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A cartografia no ensino de geografia: a aprendizagem mediada. Presidente Prudente: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2001. Tese (Doutorado em Geografia), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2001.
FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A cartografia escolar crítica. Disponível em <www.uff.br/enpeg2007>, acesso em 15 de abril de 2019.
MENEZES, Paulo Márcio Leal de; FERNANDES, Manoel do Couto. Roteiro de cartografia. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.
PISSINATI, Mariza Cleonice; ARCHELA, Rosely Sampaio. Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de Geografia. Geografia, v. 16, n. 1, jan./jun. 2007. Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Geociências. P 169-195.
SANTOS, Márcia Maria Duarte dos; LE SANN, Janine Gisèle. A cartografia do livro didático de geografia. Rev. Geog. Ens., v.2, p.3-38, 1985.
SILVA, Vanessa Oliveira da. Objeto de Aprendizagem: uma contribuição para a alfabetização cartográfica na EJA. Santa Maria: UFSM, 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Federal de Santa Maria, 2011.
SIMIELLI, Maria Elena. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. In: ALMEIDA, Rosangela Doin de (org.). Cartografa Escolar. São Paulo: Contexto, 2014, p. 90.
URBIM, Emiliano. Por que o norte fica em cima do mapa? Disponível em: <https://super.abril.com.br/cultura/por-que-o-norte-fica-em-cima-do-mapa/>, acesso em de abril de 2019.

Publicado

2019-07-30

Cómo citar

Oliveira da Silva, V., Tibulo, C., Prado Andrade, A., Correa Moraes, D., & Alvares da Cunha Meirelles, C. (2019). O esporte de orientação: possibilidades e perspectivas para o ensino de Geografia e os conceitos cartográficos. La Revista Schola, 3(1), 226–239. Recuperado a partir de https://ebrevistas.eb.mil.br/Revista-Schola/article/view/13797

Artículos más leídos del mismo autor/a