Análise da evolução da temperatura de Santa Maria, RS, a partir de registros históricos: uma possibilidade para aplicação de conteúdos matemáticos e ciências na educação básica

Autores/as

  • Vaneza de Carli Tibulo
  • Simone Erotildes Teleginski Ferraz
  • Alexandra Alves Cantos
  • Luciano Moura Mello
  • Cleiton Tibulo

Palabras clave:

Temperatura, Mudanças climáticas, Matemática, Ciências naturais

Resumen

A importância do entendimento sobre Tempo e Clima tem crescido continuamente nos últimos anos e está se tornado essencial para a economia e a sustentabilidade das atividades da sociedade atual. A previsão de mudanças climáticas e variações bruscas no Tempo podem comprometer diversos aspectos da vida humana e de elementos naturais com os quais nos relacionamos. Na educação básica diversos assuntos matemáticos e do campo das ciências naturais necessitam de propostas de aplicações práticas que auxiliem o efetivo aprendizado dos estudantes e permita a materialização da utilidade destes tópicos estudados em sala de aula. Este trabalho tem por objetivo propor a aplicação de conteúdos matemáticos de Equação Linear e Estatística descritiva, bem como temas ligados às ciências naturais nas séries históricas de médias mensais das temperaturas mínima e máxima para a cidade de Santa Maria, RS, no período compreendido entre 1961 a 2018. Os dados meteorológicos utilizados pertencem ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Os resultados deste estudo demonstram a aplicabilidade de variáveis meteorológicas em diferentes conteúdos da educação básica, o que favorece o aprendizado do aluno, desperta a curiosidade e permite interpretação prática e integrada de diferentes assuntos. A análise das séries temperatura mínima e máxima permitiu aos estudantes constatar que ambas apresentam tendências crescentes para praticamente todos os meses do ano para a cidade de Santa Maria, sugerindo uma tendência do aumento médio da temperatura local.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARRETO, N. J. C.; MENDES, D. LUCIO, P. S. Avaliação preliminar da sensibilidade dos modelos do CMIP5 a Precipitação Sazonal do Brasil Tropical. Revista Brasileira de Geografia Física, v.6, n.4 p.875-887, 2013.
BLANK, D. M. P. O contexto das mudanças climáticas e as suas vítimas. Revista Mercator, v. 14, n. 2, p. 157-172. 2015.
BRASIL. I. T. Ministério do Meio Ambiente. Educação Ambiental & Mudanças Climáticas, diálogo necessário num mundo em transição: parâmetros e diretrizes para a Política Nacional de Educação Ambiental no contexto das Mudanças Climáticas causadas pela ação humana. Brasília, 2013. 104 p.
CASAGRANDE, A.; SILVA JUNIOR, P.; MENDONÇA, F. Mudanças climáticas e aquecimento global: controvérsias, incertezas e a divulgação científica. Revista Brasileira de Climatologia, V.8, n.7, 2008.
CAVALCANTI, I. F. A., FERREIRA, N., DIAS, M. A. F. S., GERTRUDES, M. A. J. S. Tempo e Clima no Brasil. São Paulo, Oficina de Textos. 2009.
JACOBI, P. R.; GUERRA, A. F. S; SULAIMAN, S. N. S.; TIAGO NEPOMUCENO, T. Mudanças climáticas globais: a resposta da educação. Revista Brasileira de Educação, v. 16 n. 46, 2011.
LOUREIRO, C. F. B. Trajetórias e fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2012.
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL (DEPA). Ministério da Defesa. Plano de sequências didáticas (PSD) - 6º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. Área: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Disciplina: Biologia. 2018.
NOBRE, C., SAMPAIO, G., SALAZAR, L. Mudanças Climáticas e Amazônia. Ciência e Cultura, vol. 59 nº. 3, p. 22-27. 2007.
PBMC, 2014. Base científica das mudanças climáticas. Contribuição do Grupo de Trabalho 1 do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas ao Primeiro Relatório da Avaliação Nacional sobre Mudanças Climáticas [Ambrizzi, T., Araujo, M. (eds.)]. COPPE. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 464 pp.

Publicado

2018-12-13

Cómo citar

de Carli Tibulo, V., Erotildes Teleginski Ferraz, S., Alves Cantos, A., Moura Mello, L., & Tibulo, C. (2018). Análise da evolução da temperatura de Santa Maria, RS, a partir de registros históricos: uma possibilidade para aplicação de conteúdos matemáticos e ciências na educação básica. La Revista Schola, 2(3), 155–163. Recuperado a partir de https://ebrevistas.eb.mil.br/Revista-Schola/article/view/13805

Artículos más leídos del mismo autor/a