A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS ATUAIS
Abstract
Este artigo faz parte da pesquisa realizada para a minha tese de doutorado em História da Educação, defendida em 2006, no Setor de Educação da UFPR. Nele, eu apresento algumas discussões sobre a história das disciplinas escolares, as quais vêm crescendo nas últimas décadas, a partir do momento em que se passou a repensar o papel da escola como produtora de conhecimento. O crescimento das pesquisas sobre a história das disciplinas escolares relaciona-se também com questões recentes formuladas pela história da educação, a partir da sua aproximação com a historiografia, a qual, nos últimos anos, tem apresentado novos temas, objetos e metodologias, além da aproximação ao conceito antropológico de cultura. A cultura passou a ser pensada num sentido mais amplo, numa preocupação com o cotidiano e as sociedades, com os costumes e com os modos de vida. Passou-se a trabalhar com a noção de culturas enquanto práticas, acompanhando as mudanças nas pesquisas historiográficas das últimas décadas. Essa renovação da prática historiadora acabou chegando aos estudos de história da educação, que passou a valorizar os estudos das práticas escolares, do cotidiano escolar, da distância entre as normas e as práticas. As disciplinas escolares passaram então a ser incluídas como um dos objetos importantes das investigações sobre as práticas escolares.
Downloads
Copyright (c) 2009 Cláudia Regina Kawka Martins
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(as) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para “Kur’yt’yba: Revista multidisciplinar de Educação e Ciência”. Em virtude de estarem publicados nesta revista de Acesso Livre, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Assim sendo ao submeter um manuscrito o(a) autor(es) concordam com os seguintes termos:
1. O(a/s) autor(e/as) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2. O(a/s) autor(a/es) garante(m) que não foi submetido o mesmo manuscrito em outra(s) revista(s);
3. Os textos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação, sem nunca alterar conteúdos.
5. Ao submeter o texto, o(a/a) autor(a/es) correspondente declara que todos os autores(as) estão cientes e de acordo com a submissão do manuscrito. A manifestação de desconhecimento ou desacordo com a submissão por qualquer de um dos autores resultará na interrupção da tramitação do manuscrito.