A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS ATUAIS

  • Cláudia Regina Kawka Martins Colégio Militar de Curitiba
Palavras-chave: História, educação, fontes históricas, cultura escolar

Resumo

Este artigo faz parte da pesquisa realizada para a minha tese de doutorado em História da Educação, defendida em 2006, no Setor de Educação da UFPR. Nele, eu apresento algumas discussões sobre a história das disciplinas escolares, as quais vêm  crescendo nas últimas décadas, a partir do momento em que se passou a repensar o papel da escola como produtora de conhecimento. O crescimento das pesquisas sobre a história das disciplinas escolares relaciona-se também com questões recentes formuladas pela história da educação, a partir da sua aproximação com a historiografia, a qual, nos últimos anos, tem apresentado novos temas, objetos e metodologias, além da aproximação ao conceito antropológico de cultura. A cultura passou a ser pensada num sentido mais amplo, numa preocupação com o cotidiano e as sociedades, com os costumes e com os modos de vida. Passou-se a trabalhar com a noção de culturas enquanto práticas, acompanhando as mudanças nas pesquisas historiográficas das últimas décadas. Essa renovação da prática historiadora acabou chegando aos estudos de história da educação, que passou a valorizar os estudos das práticas escolares, do cotidiano escolar, da distância entre as normas e as práticas. As disciplinas escolares passaram então a ser incluídas como um dos objetos importantes das investigações sobre as práticas escolares.

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Publicado
2023-07-04
Como Citar
Martins, C. R. K. (2023). A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS ATUAIS. Kur’yt’yba - Revista Multidisciplinar De Educação E Ciência, 1(1), 31-40. https://doi.org/10.5281/zenodo.8092839