A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS ATUAIS
Resumen
Este artigo faz parte da pesquisa realizada para a minha tese de doutorado em História da Educação, defendida em 2006, no Setor de Educação da UFPR. Nele, eu apresento algumas discussões sobre a história das disciplinas escolares, as quais vêm crescendo nas últimas décadas, a partir do momento em que se passou a repensar o papel da escola como produtora de conhecimento. O crescimento das pesquisas sobre a história das disciplinas escolares relaciona-se também com questões recentes formuladas pela história da educação, a partir da sua aproximação com a historiografia, a qual, nos últimos anos, tem apresentado novos temas, objetos e metodologias, além da aproximação ao conceito antropológico de cultura. A cultura passou a ser pensada num sentido mais amplo, numa preocupação com o cotidiano e as sociedades, com os costumes e com os modos de vida. Passou-se a trabalhar com a noção de culturas enquanto práticas, acompanhando as mudanças nas pesquisas historiográficas das últimas décadas. Essa renovação da prática historiadora acabou chegando aos estudos de história da educação, que passou a valorizar os estudos das práticas escolares, do cotidiano escolar, da distância entre as normas e as práticas. As disciplinas escolares passaram então a ser incluídas como um dos objetos importantes das investigações sobre as práticas escolares.
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Derechos de autor 2009 Cláudia Regina Kawka Martins
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