Análise das Estratégias Didáticas Desenvolvidas na Disciplina Ciências a Partir das Percepções dos Estudantes
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Estamos vivenciando a era da pós-verdade o que tem levado a um ceticismo generalizado e um descrédito na Ciência. O reflexo desse movimento negacionista está chegando às escolas que precisam lidar com o processo de alfabetização científica desses estudantes imersos nessas questões. A compreensão da Ciência e de seus processos é essencial para a participação dos jovens nesta sociedade.A seleção de estratégias didáticas adequadas possibilita a motivação e interesse que pode contribuir com a construção de aprendizagem pelos alunos. Este estudo tem por objetivo discutir as percepções de estudantes do 6 º ano do ensino fundamental a respeito de diferentes estratégias didáticas desenvolvidas nas aulas de Ciências ao longo do ano letivo de 2022. A pesquisa, de caráter descritiva, com abordagem qualitativa, foi realizada através de um questionário semiestruturado aplicado aos alunos de uma escola pública federal no município do Rio de Janeiro. Os resultados mostram que a maioria dos estudantes avalia as aulas de laboratório e a Feira de Ciências como estratégias motivadoras para o aprendizado das Ciências. Porém, o trabalho em grupo, que ocorre em projetos para Feira de Ciências ou outras propostas similares, é um limitador dessa motivação, visto que muitos estudantes consideram um desafio esse tipo de dinâmica. Percebe-se que as propostas que envolvem o ensino tradicional também são mal avaliadas pelos estudantes, por serem entediantes e sem relação com o mundo que os cerca. Assim sendo, este trabalho mostrou-se importante para trazer a reflexão sobre a percepção dos estudantes sobre as diferentes estratégias didáticas, podendo discutir e propor atividades que venham ao encontro das competências específicas das Ciências da Natureza previstas na BNCC, levando em consideração os fatores motivacionais para os estudantes, propiciando a formação de jovens críticos e conscientes das demandas de nossa sociedade moderna.