Projeto Bicentenário da Independência do Brasil: planejamento integrado na Fundação Osorio

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Tatiane Sabino da Silva de Andrade

Resumo

Este relato de experiência tem por objetivo apresentar a prática pedagógica dos professores e supervisão pedagógica dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) da Fundação Osorio, tendo como objeto de estudo o planejamento integrado do Projeto Bicentenário da Independência do Brasil, desde a elaboração até a sua execução no ambiente escolar, abrangendo as quatro áreas do conhecimento e seus respectivos componentes curriculares: Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Espanhola (somente para o 9º ano), Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas (História e Geografia). Com o retorno às aulas integralmente presenciais, após o período pandêmico da COVID-19, no início de 2022 e sendo esse o ano do bicentenário da independência do Brasil, o Presidente da Fundação Osorio incentivou os setores vinculados ao ensino a realizarem atividades pedagógicas durante todo o ano letivo, com a participação de toda a comunidade escolar. O projeto contou com a organização da equipe pedagógica detodos os segmentos, desde o 1º ano do ensino fundamental até o 3º do ensino médio, explorando diferentes espaços da fundação. No segundo segmento, anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º anos), as equipes,com seus respectivos Professores Representantes (dois), em conjunto com a Supervisão Pedagógica (uma), planejaram as atividades do projeto, dividido em quatro etapas, tendo como objetivo promover, ao longo detodo o ano letivo de 2022, uma reflexão multidisciplinar sobre o complexo processo de formação do Brasil como Estado Independente e paralelamente oferecer informações e realizar dinâmicas que auxiliem na consolidação e fortalecimento da cidadania, contribuindo para a construção de cidadãos informados, críticos e conscientes. Conclui-se ser notória a importância do Projeto Bicentenário da Independência do Brasil no ambiente escolar, da mesma forma, sua grande contribuição trazida por meio das atividades previstas no planejamento integrado e colocadas em prática, em cada etapa. O presente projeto ensejou a geração ao longo dos meses, de um sentimento cada vez mais forte de pertencimento ao país chamado Brasil, com respeito entre os sujeitos, valorização ao patriotismo, assim como aos valores que a Fundação Osorio preza: ética, honestidade, disciplina, responsabilidade, lealdade, solidariedade, respeito e comprometimento.

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Como Citar
de Andrade, T. S. da S. (2023). Projeto Bicentenário da Independência do Brasil: planejamento integrado na Fundação Osorio. REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO, 8(1), 176-195. Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12280
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Tatiane Sabino da Silva de Andrade, Exército Brasileiro

Mestre em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM); Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM: set./2015 - dez./2016); Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico (GEPROFET); Especialista em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Cândido Mendes e Instituto A Vez do Mestre (UCM-IAVM/RJ); Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ). Desde Dezembro de 2021 até a presente data exerce a função de Adjunto Técnica de Ensino e Supervisora Pedagógica dos anos finais do ensino fundamental (2º segmento), servindo na Fundação Osório-MD-EB e compondo a equipe da Seção Técnica de Ensino / Divisão de Ensino. Entre 2018 e 2021 enquanto Oficial Pedagoga, trabalhou como Adjunto da Assessoria da Gestão da Educação (AGE), do Departamento de Educação e Cultura do Exército Brasileiro (DECEx). No ano de 2017 atuou como Sargento Técnica em Magistério, na função de Assistente Administrativo da Seção Psicopedagógica do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ); Foi Professora Substituta em turmas de Licenciaturas na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e na modalidade a distância no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM); Participou como Coordenadora do projeto: A contação de história como instrumento contribuinte na formação de leitores: oficinas de aprendizagem, no Programa de Apoio à Realização de Eventos e Cursos (PAREC) e como Vice-Coordenadora do projeto: Letramento com letras na Educação Infantil: contar, cantar, brincar e encantar, no Programa de Atividade Curricular de Extensão (PACE). Na Educação Básica, tem experiência há mais de 12 anos, nas redes de ensino pública e privada. Também ministrou aulas em cursos preparatórios para concursos do Magistério, foi Assessora Pedagógica na Editora IBEP/RJ e em projetos no SESC/RJ. Extraído de : https://lattes.cnpq.br/2110070447334938