The Insertion of Information and Communication Technologies in the Education Learning of Young People and Adults

Main Article Content

Carlos Thiago Cruz da Silva
Greice Mara Monteiro da Silva
Sonia Regina Mendes dos Santos

Abstract

The insertion of Information and Communication Technologies (ICT) is a challenging reality in public educational institutions. In Youth and Adult Education (EJA) this insertion becomes more difficult because it is a modality that serves an audience that did not have the opportunity to access education at the right age and that for the most part are associated with issues of social and economic inequalities. Therefore, this article aims to carry out a literature review with a view to elucidating how the inclusion of ICT in learning in Youth and Adult Education has been carried out. The methodology adopted followed the steps of a systematic literature review. After carrying out the research in the “Google Scholar” platform database, a total often articles were found that met the established criteria. The results of the literature review point to some aspects, among which stand out: ICT are used in most studies, however without presenting significant learning and the absence of public policies for training and acquisition of equipment promote the distancing of EJA in promoting quality education, ensuring equity in learning.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Cruz da Silva, C. T., Monteiro da Silva, G. M., & Mendes dos Santos, S. R. (2023). The Insertion of Information and Communication Technologies in the Education Learning of Young People and Adults. Scientific Journal Foundation Osorio, 8(1), 58-74. Retrieved from https://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12231
Section
Artigos
Author Biographies

Carlos Thiago Cruz da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação na área de concentração da Linha de Pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Mestre em Novas Tecnologias na Educação pelo Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade Metropolitana (FAMEESP). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Artes pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialista em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase nas Deficiências pela Faculdade Futura. Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Graduado em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em Filosofia pelo Centro de Ensino Superior do Brasil (ICSH). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário FAVENI (FAVENI). Professor da Educação Básica de São Gonçalo e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Assistente de Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Sua pesquisa na área educacional envolve temas como: tecnologias educacionais; Educação de Jovens e Adultos; Língua Portuguesa; didática; formação de professores e ensino, com publicações em tais áreas. 

Greice Mara Monteiro da Silva, Universidade Estácio de Sá

Possui graduação em PEDAGOGIA - FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN (2004) e Pós-graduação - lato sensu em Gestão Educacional - UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO (2005) e Alfabetização e Letramento - UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES (2019) e Mestrado Profissional em Avaliação - FACULDADE CESGRANRIO (2019), doutoranda em Educação do PPGE - UNESA e professora da ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA LUCIA MARIA SILVEIRA ROCHA, atualmente como secretária da Unidade Escolar. Extraído de: https://lattes.cnpq.br/0310695032211261

Sonia Regina Mendes dos Santos, Universidade Estácio de Sá

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estácio de Sá- UNESA, integrando a linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Educacionais ( 2018 a 2020 / 2021 -2022). É líder do grupo de pesquisa Didática, tecnologias e formação docente, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), tendo realizado Pós-Doutorado em Educação na USP(2011). É Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1985). De 1977 até 1994 foi professora ds séries iniciais no Municipio do Rio de Janeiro, atuando como orientadora educacional, compondo equipes responsáveis pela formação docente na área de Alfabetização e Letramento. É professora associada aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, em que foi docentes das disciplinas de Didática e Estágio docente no Curso de Licenciatura em Pedagogia e no Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação das Periferias Urbanas ( de 1995-2017). Ocupou o cargo de Pró-reitora Comunitária e de Extensão na Universidade Unigranrio ( 2004-2018). Compõe o quadro de avaliadores dos cursos de graduação em Psicologia e Pedagogia junto ao INEP. Sua pesquisa na área educacional envolve os seguintes temas: tecnologias educacionais e didática, formação de professores, e extensão universitária, tendo publicações nestas áreas. É membro do Fórum de Extensão Universitária das IES particulares (FOREXP) tendo atuado como presidente de 2016-2020, e reconduzida a presidência em agosto de 2022. Extraído de:  https://lattes.cnpq.br/6858518428711558