A Inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação na Aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é uma realidade desafiadora nas instituições educacionais públicas. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) essa inserção torna-se mais difícil por se tratar de uma modalidade que atende a um público que não teve a oportunidade de acesso à educação na idade certa e que na sua grande maioria estão associados as questões de desigualdades sociais e econômicas. Dessa forma, este artigo tem por objetivo realizar uma revisão de literatura com vistas a elucidar como tem sido realizada a inserção da TIC na aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos. A metodologia adotada seguiu as etapas de uma revisão sistemática de literatura. Após a realização da pesquisa na base de dados da plataforma “Google Acadêmico”, chegou-se a um total de dez artigos que atenderam os critérios estabelecidos. Os resultados da revisão da literatura apontam para algumas vertentes, dentre elas ganham destaque: as TIC são utilizadas na maioria dos estudos, no entanto sem apresentar uma aprendizagem significativa e a ausência de políticas públicas para formações e aquisição de equipamentos promovem o distanciamento da EJA na promoção de uma educação de qualidade, garantindo uma equidade na aprendizagem.