O Soldado do Exército Português perfis iguais ou diferentes?

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Miguel Andrade
Rui Eusébio
Marco Silva

Resumo

O Exército Português tem registado uma difícil regeneração dos recursos humanos, em particular, na categoria de Praça. Com o propósito de estudar os motivos que interferem nesta população-alvo, o presente artigo tem como objetivo analisar os perfis dos jovens incorporados, através da aplicação de um questionário no momento de admissão ao Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército. Os resultados permitiram identificar quatro grupos de jovens voluntários para o serviço militar através da intersecção entre a zona de residência, histórico escolar, motivos de ingresso e perceções sobre a Instituição. Os dados obtidos revelaram que durante a fase de recrutamento, a divulgação do serviço militar deverá potenciar a difusão dos valores e incentivos por esta fornecidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ANDRADE, M.; EUSÉBIO, R.; SILVA, M. O Soldado do Exército Português: perfis iguais ou diferentes?. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 17, n. 59, p. 175-186, 28 abr. 2023.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Miguel Andrade, Exército Português. Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAE). Queluz, AML, Portugal. Universidade Autónoma de Lisboa Lisboa, AML, Portugal

Sociólogo Militar, Licenciado e Mestre em Sociologia, Pós Graduado em Análise de Dados e Ciências Sociais e Pós Graduado em Assessoria Política e Comunicação Estratégica. Doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa. Tenente do Exército Português a exercer funções no Gabinete de Estudos e Formação do Centro de Psicologia Aplicada do Exército Português.

Rui Eusébio, Exército Português. Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAE). Queluz, AML, Portugal. Universidade de Lisboa. Faculdade de Psicologia. Lisboa, AML, Portugal.

Sociólogo Militar, Mestre em Ciências Militares pela Academia Militar, Licenciado e Mestre em Sociologia pelo ISCTE-IUL, Doutorando em Psicologia Social pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

Marco Silva, Exército Português. Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAE). Queluz, AML, Portugal.

Coronel do Exército Português, Diretor do Centro de Psicologia Aplicada do Exército. Licenciado em Ciências Socio Militares pela Academia Militar Portuguesa. Licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Psicólogo Clínico e Professor no Mestrado em Psicologia e Intervenção em Crise e Emergência.