Aceitabilidade e consumo um estudo sobre a percepção das raçoes operacionais do Exército Brasileiro no ambiente operacional de selva

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Vitor Luiz Farias de Abreu
Sabrina Sauthier Monteiro
Wanessa Pires da Silva
Erick Almeida Esmerino

Resumo

Aceitabilidade e consumo de rações operacionais são objetos de estudos em diversas forças armadas mundiais devido ao histórico frequente de subconsumo. Nesse escopo, este artigo buscou identificar, de modo inédito, a percepção de militares sobre os cardápios no ambiente operacional de selva, região estratégica para a defesa nacional, por meio da associação de dados obtidos por questionário eletrônico e instrumento qualitativo de grupos focais. Os resultados demonstraram a percepção de alta tecnologia, porém evidenciaram oportunidades de melhorias nos quesitos de monotonia, perfil nutricional e bem-estar no consumo. Os grupos focais enfatizaram demandas de adaptações nutricionais e aumento da variedade dos cardápios. Observou-se que uma fração dos cardápios apresenta consumo inferior a 75% do volume ofertado, indicando a necessidade de reformulações, a fim de mitigar o subconsumo e impactos na operacionalidade. Sendo assim, sugere-se que estudos complementares sejam realizados, oportunizando o desenvolvimento de produtos mais adaptados ao ambiente estratégico de selva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FARIAS DE ABREU, V. L.; MONTEIRO, S. S.; SILVA, W. P. DA; ESMERINO, E. A. Aceitabilidade e consumo: um estudo sobre a percepção das raçoes operacionais do Exército Brasileiro no ambiente operacional de selva. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 17, n. 59, p. 259-282, 22 maio 2023.
Seção
Artigos Científicos