Multiculturalismo: ultrapassando o simples respeito à diversidade cultural para a compreensão do conceito acadêmico

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rejane Pinto Costa

Resumo

Este artigo pretende apresentar a fundamentação teórica que ancora as percepções, as preocupações e as problematizações culturais que sempre permearam os diferentes universos e segmentos civil e, em especial, militar da sociedade, partindo da pesquisa que realizei no curso de doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Faculdade de Educação, em 2009, para embasar cientificamente os que buscam compreender de que forma dimensões culturais vêm impactando os cenários operacionais hoje. Dessa forma, busco apresentar o multiculturalismo como conceito teórico-metodológico àqueles, cuja crença cristalizada no ideal da homogeneidade não permite transpor as barreiras que impedem o reconhecimento e a valorização das possibilidades de sucesso de organizações e de forças multiculturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PINTO COSTA, R. Multiculturalismo: ultrapassando o simples respeito à diversidade cultural para a compreensão do conceito acadêmico. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, n. 25, 14 jul. 2012.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rejane Pinto Costa, Professora e pesquisadora nos programas de pesquisa e pós-graduação da Escola de Comando Estado-Maior do Exército, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773764P6

É doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Pesquisa a relevância do multiculturalismo e dos peace studies no preparo e no emprego de militares no cenário operacional contemporêneo. É membro do Grupo de Interesse Especial em Educação para a Paz do American Educational Research Association (AERA). Possui graduação em Letras (Português/Inglês e respectivas literaturas), pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). É oficial do Exército Brasileiro, com experiência no ensino de língua inglesa numa perspectiva multicultural e no impacto da educação multicultural e da educação para a paz no meio acadêmico civil e militar. Atualmente, atua na área de defesa como professora e pesquisadora nos programas de pesquisa e pós-graduação do Instituto Meira Mattos da Escola de Comando Estado-Maior do Exército.