As relações militares Brasil-EUA no século XXI: situação atual e perspectivas futuras

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Raul Rodrigues Oliveira

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma síntese das principais relações militares estabelecidas entre o Brasil e os Estados Unidos da América neste início do século XXI, com foco na interação entre os seus Exércitos, analisar a situação atual dessas relações e, a partir disto, visualizar perspectivas futuras. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros, revistas e websites referente ao tema, bem como sobre alguns fundamentos teóricos acerca das relações internacionais. Verificou-se que as relações diplomáticas, arcabouço para as relações militares, têm nos acordos a sua base de sustenção. Do lado americano, os acordos assinados pelo Presidente têm validade assegurada a partir do momento em que são assinados; são os chamados acordos executivos. Por outro lado, conforme a Constituição federal de 1988, os acordos assinados pelo Presidente da República têm que ser submetidos ao Congresso Nacional para ratificação, tornando o processo de implementação muito longo. Constatou-se que as relações militares entre os dois países, em que pese muita das vezes não respaldadas em acordos diplomáticos, vem ocorrendo de forma consistente e duradoura, estreitando ainda mais os laços de amizade e cooperação entre os Exércitos desses países, dentro de princípios próprios denominados diplomacia militar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OLIVEIRA, R. R. As relações militares Brasil-EUA no século XXI: situação atual e perspectivas futuras. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 7, n. 30, p. 161-170, 8 dez. 2013.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Raul Rodrigues Oliveira, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Oficial da Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro, o Cel Raul possui todos os cursos da Aviação do Exército, onde passou a maior parte de sua carreira. Realizou cursos na área de aviação e o Curso de Comando e Estado-Maior do Exército nos EUA. Foi o primeiro Oficial de Ligação junto ao Exército Sul dos EUA, no ano de 2008. Atualmente, é aluno do CPEAEx.