As relações militares Brasil-EUA no século XXI: situação atual e perspectivas futuras

Contenido principal del artículo

Raul Rodrigues Oliveira

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar uma síntese das principais relações militares estabelecidas entre o Brasil e os Estados Unidos da América neste início do século XXI, com foco na interação entre os seus Exércitos, analisar a situação atual dessas relações e, a partir disto, visualizar perspectivas futuras. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros, revistas e websites referente ao tema, bem como sobre alguns fundamentos teóricos acerca das relações internacionais. Verificou-se que as relações diplomáticas, arcabouço para as relações militares, têm nos acordos a sua base de sustenção. Do lado americano, os acordos assinados pelo Presidente têm validade assegurada a partir do momento em que são assinados; são os chamados acordos executivos. Por outro lado, conforme a Constituição federal de 1988, os acordos assinados pelo Presidente da República têm que ser submetidos ao Congresso Nacional para ratificação, tornando o processo de implementação muito longo. Constatou-se que as relações militares entre os dois países, em que pese muita das vezes não respaldadas em acordos diplomáticos, vem ocorrendo de forma consistente e duradoura, estreitando ainda mais os laços de amizade e cooperação entre os Exércitos desses países, dentro de princípios próprios denominados diplomacia militar.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Detalles del artículo

Cómo citar
OLIVEIRA, R. R. As relações militares Brasil-EUA no século XXI: situação atual e perspectivas futuras. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 7, n. 30, p. 161-170, 8 dic. 2013.
Sección
Artículos científicos
Biografía del autor/a

Raul Rodrigues Oliveira, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Oficial da Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro, o Cel Raul possui todos os cursos da Aviação do Exército, onde passou a maior parte de sua carreira. Realizou cursos na área de aviação e o Curso de Comando e Estado-Maior do Exército nos EUA. Foi o primeiro Oficial de Ligação junto ao Exército Sul dos EUA, no ano de 2008. Atualmente, é aluno do CPEAEx.