A influência da adoção de um curso conjunto de altos estudos militares no desenvolvimento da capacidade de liderança estratégica nas forças armadas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ridauto Lúcio Fernandes

Resumo

O presente artigo examina a liderança estratégica militar e seus componentes, a situação dos cursos de altos estudos militares no Brasil e o efeito do pensamento conjunto na liderança estratégica. Partindo de uma revisão da bibliografia moderna disponível, com ênfase nos trabalhos oriundos de fontes militares do Brasil e do exterior, o autor verifica que há relação entre o incremento do pensamento conjunto e o desenvolvimento da capacidade de liderança estratégica. Numa fase posterior, em trabalho de campo, militares com experiência de realização de cursos conjuntos e singulares de altos estudos expressam suas opiniões sobre o efeito, na prática, do binômio aumento do trabalho conjunto – aumento da capacidade de liderança estratégica. A metodologia compreendeu, além da revisão bibliográfica, a condução de um trabalho qualitativo com a aplicação de entrevista estruturada. O autor conclui que a criação de um curso conjunto de altos estudos militares de longa duração ou a ampliação dos trabalhos conjuntos nos atuais cursos singulares deverá resultar no desenvolvimento da capacidade de liderança estratégica nas Forças Armadas em níveis superiores aos atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FERNANDES, R. L. A influência da adoção de um curso conjunto de altos estudos militares no desenvolvimento da capacidade de liderança estratégica nas forças armadas. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 8, n. 31, p. 39-47, 30 abr. 2014.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Ridauto Lúcio Fernandes, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

CPEAEx - ECEME