Regimentos e Batalhões, Brigadas e Divisões organização e denominação das unidades militares ocidentais através dos tempos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fernando Velôzo Gomes Pedrosa

Resumo

O propósito deste trabalho é examinar as origens das denominações e organização das unidades militares no mundo ocidental, bem como das suas subunidades e das grandes unidades que as enquadram. O artigo examina, inicialmente, as origens da organização e denominação das unidades militares ocidentais a partir da criação dos exércitos profissionais no início da Idade Moderna. Em seguida, discute a consolidação dos regimentos e batalhões, a partir do modelo espanhol dos terços e esquadrões de infantaria, e sua evolução para os modelos neerlandês, de Maurício de Nassau, e sueco, de Gustavo Adolfo. Prossegue, discutindo a aplicação desses modelos às unidades de cavalaria e artilharia, e a formação de grandes unidades dos níveis da brigada e da divisão. Finalmente, apresenta o modelo militar ocidental que se consolidou no século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
VELÔZO GOMES PEDROSA, F. Regimentos e Batalhões, Brigadas e Divisões: organização e denominação das unidades militares ocidentais através dos tempos. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 15, n. 52, p. 39-60, 3 dez. 2020.
Seção
Artigos Científicos