Regimentos e Batalhões, Brigadas e Divisões organização e denominação das unidades militares ocidentais através dos tempos
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O propósito deste trabalho é examinar as origens das denominações e organização das unidades militares no mundo ocidental, bem como das suas subunidades e das grandes unidades que as enquadram. O artigo examina, inicialmente, as origens da organização e denominação das unidades militares ocidentais a partir da criação dos exércitos profissionais no início da Idade Moderna. Em seguida, discute a consolidação dos regimentos e batalhões, a partir do modelo espanhol dos terços e esquadrões de infantaria, e sua evolução para os modelos neerlandês, de Maurício de Nassau, e sueco, de Gustavo Adolfo. Prossegue, discutindo a aplicação desses modelos às unidades de cavalaria e artilharia, e a formação de grandes unidades dos níveis da brigada e da divisão. Finalmente, apresenta o modelo militar ocidental que se consolidou no século XX.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Coleção Meira Mattos (CMM) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: O autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.