Entre o Crocodilo e o Canguru: A UNTAET como ator de política externa no Mar de Timor

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Guilherme Moreira Dias

Resumo

O sonho de Timor-Leste independente foi abruptamente interrompido pela violenta ocupação indonésia em 1975, fato que levou a destruição do país e a necessidade de um esforço multilateral de reconstrução em diferentes dimensões. O desafio da UNTAET de transformar ruínas e cinzas em um Estado viável foi conduzido para além de suas funções originais estabelecidas no mandato aprovado pelo Conselho de Segurança. A atuação da organização como ator de política externa marca um momento singular para o estudo da disciplina, permitindo que se verifique o comportamento dos atores envolvidos e o papel das ideias e dos interesses no processo de formulação e operação das iniciativas desenvolvidas nas negociações para redefinição dos termos de exploração do Mar de Timor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DIAS, G. M. Entre o Crocodilo e o Canguru: A UNTAET como ator de política externa no Mar de Timor. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 9, n. 36, p. 703-711/713, 9 dez. 2015.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Guilherme Moreira Dias, Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

O Prof. Guilherme Dias realiza doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, alem de possuir graduação e mestrado em Relações Internacionais. Concentra sua produção acadêmica nas áreas de Estudos Africanos e de desenvolvimento. Foi premiado pela Oxford University Press em razão de trabalho apresentado na Convenção Anual da International Studies Association em 2010. No ano de 2012, foi Professor Visitante da Universidade Nacional de Timor Leste. Sua última produção foi o capítulo de título "Responsibility to Protect: New Perspectives to na Old Dilemma", no livro "International Law: Contemporary Issues and Future Developments", da Westview Press.