Ameaças ao Ciberespaço, Logística e Segurança Nacional, Não Necessariamente nessa Ordem

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marcelo Malagutti

Resumo

Qual a relação entre as vulnerabilidades cibernéticas, a logística e a segurança nacional? Preocupações com a potencial exploração das vulnerabilidades do ciberespaço para causar ineficiência logística em questões de segurança nacional perduram há quase um quarto de século. Este artigo atualiza o cenário desse debate e estende a análise às ameaças recíprocas representadas por essas três áreas. Uma metodologia descritiva, baseada em estudo de casos a partir de fontes governamentais, artigos acadêmicos e artigos de notícias, é usada para correlacionar ciberespaço, cadeias logísticas e segurança nacional. Demonstra-se que, para além do senso comum de que ciberataques podem explorar vulnerabilidades existentes em diferentes níveis da crescente automação presente nos sistemas logísticos, apresentando novas ameaças que podem incapacitar sistemas militares ou infraestruturas civis relevantes à segurança nacional, existe uma crescente ameaça posta pela complexidade logística aos produtos cibernéticos e à segurança nacional, bem como uma ‘armamentização’ (weaponisation) de decisões de segurança nacional de alguns países que põem em risco as cadeias de suprimento, cibernéticas ou não, de outras nações com reflexos no desenvolvimento de suas capacidades de defesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MALAGUTTI, M. Ameaças ao Ciberespaço, Logística e Segurança Nacional, Não Necessariamente nessa Ordem. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 16, n. 57, p. 417-441, 29 set. 2022.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Marcelo Malagutti, Instituto Vegetius. Brasília, DF, Brasil.

Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME); Mestre em Estudos de Guerra pelo King’s College London; Diplomado no Curso de Altos Estudos em Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra (ESG); MBA em Estratégia Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (UnB); Agraciado com a Medalha do Pacificador e a Medalha Exército Brasileiro; Empresário do Setor de Software.