O conflito de Taiwan uma análise estratégica e operacional

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Walter da Costa Ferreira
Augusto Wagner Menezes Teixeira Júnior

Resumo

O presente artigo tenciona apresentar uma análise estratégica e operacional do conflito de Taiwan. Atualmente, o contencioso em questão situa-se no estágio de crise político-estratégica. Para além da díade China-Taiwan, a complexidade da crise é acentuada ao incorporar em sua dinâmica duas grandes potências nucleares rivais: os Estados Unidos da América e a China. No intuito de avaliar a possibilidade de irrupção de um conflito armado na região do Pacífico Ocidental, caracterizado por uma hipotética invasão de Taiwan ou mesmo em decorrência do uso limitado da violência pela China, o trabalho discorre sobre os principais aspectos estratégicos e operacionais implicados na contenda e os diversificados instrumentos do poder nacional empregados pelos atores envolvidos, em particular seus aparatos militares. Como conclusão, o artigo faz inferência sobre a provável postura estratégica chinesa em face da resistência taiwanesa, robustecida pelo apoio político-militar de Washington e seus aliados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FERREIRA, W. DA C.; TEIXEIRA JÚNIOR, A. W. M. O conflito de Taiwan: uma análise estratégica e operacional. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 17, n. 58, p. 1-25, 26 jan. 2023.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Walter da Costa Ferreira, Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Segurança Internacional

Coronel de Infantaria do Exército Brasileiro (reserva). Graduado em ciências militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Mestre em operações militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO). Curso de altos estudos militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Colaborador do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Segurança Internacional (GEESI/UFPB).

Augusto Wagner Menezes Teixeira Júnior, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência Política na Área de Concentração de Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Ciência Política e Bacharel em Ciências Sociais pela mesma instituição. Realizou Estágio Pós-Doutoral em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Professor Associado I do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (PPGCPRI/UFPB). Pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos do Exército Brasileiro (CEEEX), área de Geopolítica e Estratégias Militares (2018 - 2021). Coordena o Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Segurança Internacional (GEESI/UFPB /CNPq). Membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (diretor financeiro, gestão 2014 - 2016 / diretor de publicações 2020 - 2022). Editor-Chefe da Revista Brasileira de Estudos de Defesa (RBED). Participou de programas e cursos do U.S. Department of State (International Security and Non-Proliferation - Study Tour) e do United States Department of Defense (Strategy and Defense Policy Course - National Defense University). Palestrou em Cursos de Extensão e Congressos Acadêmicos do Ministério da Defesa (Brasil). Pesquisa na área de concentração de Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Estratégicos, Geopolítica, Defesa e Segurança Internacional, América do Sul e Métodos Qualitativos Aplicados às Relações Internacionais. Conta com artigos publicados em periódicos e comunicações em anais de congressos e periódicos sobre os temas acima citados. Autor do livro Geopolítica: do pensamento clássico aos conflitos contemporâneos (Intersaberes, 2017). Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível PQ-2 (Chamada CNPq Nº 4/2021 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ). Coordenador Associado do projeto Mísseis e Foguetes na Defesa Nacional: O Sistema Astros Como Elemento de Transformação Militar, PROCAD-DEFESA 2019. Coordenou o projeto de pesquisa Como o balanceamento da Rússia contra os Estados Unidos afeta a Balança de Poder do Entorno Estratégico Brasileiro? - CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq Nº 01/2016.