O gerenciamento de projetos e o planejamento de operações de guerra do exército brasileiro: pontos de contato, divergências e contribuições recíprocas
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O Exército Brasileiro(EB) tem empreendido esforços na busca por novas tecnologias administrativas que repercutam nas suas eficácia e eficiência operacionais, sendo o gerenciamento de projetos uma dessas iniciativas. Assim, o objetivo deste artigo é comparar as boas práticas de gerenciamento de projetos prescritas pelo Project Management Institute (PMI) com as práticas contidas na etapa da Metodologia de Concepção Operativa do Exército Brasileiro(MCOE), denominada Exame de Situação, para identificar pontos de contato, divergências e contribuições recíprocas. A coleta de dados foi realizada por pesquisa bibliográfica e documental e a análise de dados por meio datriangulação de dados. Conclui-se que a maioria das práticas de gerenciamento de projetos incluídasno Exame de Situaçãoé compatível com as atividades prescritas no Exame de Situação do Exército Brasileiro e que algumas delas podem contribuir para o aperfeiçoamento da metodologia de planejamento operativoda Força Terrestre.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Coleção Meira Mattos (CMM) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: O autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.