Exército Imperial Japonês no período entre-guerras conceito operacional, planos de guerra e os objetivos estratégicos do estado Japonês

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Paulo Gilberto Fagundes Visentini
Bruno Magno

Resumo

Este artigo consiste em uma pesquisa inicial e exploratória sobre a formulação doutrinária do Exército Imperial do Japão e seu consequente conceito e planejamento operacional no entre-guerras. O conceito desenvolvido neste período e, eventualmente, aplicada na 2ª Guerra Mundial na Ásia, era denominado Sokkusen Sokketsu (“Combate Rápido, Decisão Rápida”). Por intermédio de uma metodologia histórico-explanatória objetiva-se demonstrar que o desenvolvimento desta formulação de forma independente, no período em tela, resultou em um descolamento entre os objetivos do Estado japonês e os objetivos elencados na guerra. Para isto o artigo inicialmente realiza um breve debate acerca da relação entre doutrina e Grande Estratégia e, posteriormente, busca relacionar a formulação doutrinária japonesa ao seu contexto internacional, securitário e histórico. Deste modo, argumenta-se que a avaliação doutrinária e operacional não pode existir descolada do contexto histórico, econômico e social em que o país se encontra. Ou seja, a efetividade doutrinária deve ser considerada a partir dos objetivos estratégicos de um Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FAGUNDES VISENTINI, P. G.; MAGNO, B. Exército Imperial Japonês no período entre-guerras: conceito operacional, planos de guerra e os objetivos estratégicos do estado Japonês. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 17, n. 58, p. 117-133, 31 jan. 2023.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Paulo Gilberto Fagundes Visentini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT-UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil. Exército Brasileiro. Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Professor Titular de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul até 2019, atualmente Prof. Permanente do Pós-Graduação em C. Política e Políticas Públicas, bem como do Doutorado em C. Militares da ECEME Atuou nos PPGs de Estudos Estratégicos Internacionais (UFRGS) e em Segurança Internacional e Defesa (ESG). Pós-doutorado em Relações Internacionais pela London School of Economics e pela PUC-Rio, Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo; Mestre em C. Política e Grad. em História pela UFRGS. Ocupou a Cátedra Rui Barbosa de Estudos Brasileiros na Universidade de Leiden e a Cátedra Rio Branco de Relações Internacionais na Universidade de Oxford. Foi Coord. da Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais, Diretor do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados e Secretário de Relações Internacionais (UFRGS). Professor Visitante no NUPRI/USP, Univ. de Cabo Verde, Instituto Superior de Relações Internacionais/Moçambique e Univ. de Veneza. Pesquisador Visitante no Instituto Internacional de Estudos Asiáticos e no Centro de Estudos Africanos (Leiden Univ, Holanda). Coord. do Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais/NERINT e Fundador do Centro Brasileiro de Estudos Africanos/CEBRAFRICA. Editor de AUSTRAL: Brazilian Journal of Strategy and International Relations. Pesquisador 1B do CNPq. Especialidade: História Mundial , Relações Internacionais Contemporâneas e Política Externa Brasileira.

Bruno Magno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT-UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil. National Chengchi University. Taiwan Center for Security Studies (TCSS-NCCU) Taipei. Taiwan.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCP-UFRGS), Mestre em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI-UFRGS) e Bacharel em Relações Internacionais pela mesma instituição. Atualmente é pesquisador do Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT-UFRGS), do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE) e do Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração Regional da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (NEEGI-UNILA). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais e Estudos Estratégicos. Tem como foco de estudos Política Externa e de Segurança do Leste Asiático e da América do Sul, Integração Regional e Estudos da guerra e da paz.