Gestão de conhecimento em assuntos militares e defesa estado-da-arte e tendências a partir de estudo bibliométrico

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Nikiforos Joannis Philyppis Junior
https://orcid.org/0000-0002-0268-4771
Adriano Lauro
https://orcid.org/0000-0002-0268-4771

Resumo

Este estudo bibliométrico investiga a Gestão do Conhecimento na Área Militar e de Defesa. Utilizando a base Scopus e a metodologia Prisma (Jahan et al., 2016; Moher et al.; 2009), foram analisados 961 artigos, dos quais 449 foram selecionados para uma análise pelo software Mendeley e pela plataforma R Bibliometrix (Aria; Cuccurullo, 2017). Os resultados indicam uma crescente importância da gestão do conhecimento nesse contexto, com destaque para temas como segurança nacional, transformação digital, simulação e gerenciamento de riscos. A produção científica é diversificada, envolvendo diversos autores e instituições, e é disseminada principalmente em eventos acadêmicos e periódicos das áreas de Negócios, Tecnologia da Informação e Computação. Os achados apontam para a relevância da gestão do conhecimento para o aprimoramento das capacidades militares e para a tomada de decisões estratégicas em um cenário cada vez mais complexo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PHILYPPIS JUNIOR, N. J.; LAURO, A. Gestão de conhecimento em assuntos militares e defesa: estado-da-arte e tendências a partir de estudo bibliométrico. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 18, n. 62, p. 237-253, 30 ago. 2024.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Nikiforos Joannis Philyppis Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professor assistente da FACC-UFRJ desde 2004, doutorando em Estudos Marítimos na Escola de Guerra Naval, mestre em Economia Empresarial pela UCAM, especialista em Marketing pela FGV-EBAPE e Graduado em Administração pela UFRJ. É professor em cursos de graduação e pós-graduação desde 2002, estando atualmente lotado como professor-assistente do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da FACC - UFRJ. Tem experiência no setor de Serviços, com ênfase em Estratégia, Marketing e Planejamento em Serviços. Foi auditor contábil e operacional trabalhando com empresas como Souza Cruz, Lorentzen, Laboratório Darrow e BNDES. Redigiu relatórios setoriais nos setores de Bebidas e Fumo, Varejo, Serviços Financeiros e foi consultor empresarial para franquias de varejo, em toda a região sul, fazendo avaliação de potencial de mercado para a empresa, definindo áreas de atuação, metas e prestando consultoria administrativa e financeira, além de treinar mais de 2000 colaboradores da empresa. Trabalhou como consultor em Prevenção de Perdas, em treinamento e desenvolvimento, participando da implementação e treinamento de equipes nos procedimentos e técnicas desenvolvidos. Atualmente é pesquisador convidado do Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação (NPPG) da Escola Politécnica da UFRJ e editor da revista Boletim de Gerenciamento, professor nas áreas de Estratégia Corporativa e orientador de TCCs nas áreas de Planejamento, Estratégia e Gerenciamento de Recursos Humanos em projetos, além de lecionar para a Marinha do Brasil em cursos de negociação e gestão de projetos.

Adriano Lauro, Escola de Guerra Naval Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutorado em Administração pela COPPEAD-UFRJ, Curso em Política e Estratégia Marítimas pela Escola de Guerra Naval, mestrado em engenharia de produção pela Universidade Federal Fluminense, possui pós-graduação em pesquisa operacional pela COPPE-UFRJ, MBA em Gestão Empresarial e em Gestão Internacional, ambos pela COPPEAD-UFRJ, além dos cursos de carreira realizados na Marinha do Brasil (Curso de Aperfeiçoamento e Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores). A formação superior é da Escola Naval, com habilitação em Mecânica. Tem experiência na área de planejamento, planejamento estratégico, cenários prospectivos, apoio à decisão, jogos e simulação com ênfase em jogos. Oficial superior da Reserva da Marinha do Brasil, comandou Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais e participou de três missões pela Organização das Nações Unidas (Angola e duas no Haiti), sendo Comandante do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, no Haiti, em 2010. Participou de diversos exercícios militares com nações amigas. Entre as funções que desempenhou, destacam-se a de encarregado de logística do BRABAT junto a ONU (Angola), Encarregado do Centro de Jogos Didáticos (CIASC), professor do Centro de Jogos de Guerra na Escola de Guerra Naval. No ensino superior, foi Coordenador Acadêmico em Cursos de graduação em Sistemas de Informação e Engenharia. Atualmente, é professor do Programa de Pós-graduação em Estudos Marítimos e do Curso de Política e Estratégia Marítimas da Escola de Guerra Naval; e leciona nas áreas de engenharia de produção e administração