Inovação Organizacional no Contexto Militar Paradigmas Influentes e Lacunas de Pesquisa no Avanço do Setor de Defesa

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Daniele Diniz
Dany Flávio Tonelli

Resumo

A inovação no setor de defesa é guiada por correntes de pensamento que tendem a favorecer sua aplicabilidade prática em detrimento de sua fundamentação teórica, o que influencia a escassez de revisões aprofundadas sobre o tema. Assim, o propósito central deste artigo é mapear o estado atual da pesquisa em inovação militar, identificando lacunas, no contexto nacional, e paradigmas internacionais proeminentes. Adotou-se, como metodologia, uma revisão integrativa da literatura nas principais bases de dados sobre o assunto, de caráter exploratória e descritiva. Os resultados obtidos oferecem uma visão das correntes de pensamento predominantes e propõem uma agenda de pesquisa focalizada na principal lacuna identificada, a saber, a inovação organizacional no contexto militar. A principal contribuição teórica consiste em evidenciar a inovação organizacional e sua operacionalização como barreiras essenciais a serem estudadas e superadas. No campo prático, são propostos meios de colocá-la em ação por intermédio de setores dedicados à inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DINIZ, D.; TONELLI, D. F. Inovação Organizacional no Contexto Militar: Paradigmas Influentes e Lacunas de Pesquisa no Avanço do Setor de Defesa. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 18, n. 62, p. 289-306, 30 ago. 2024.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Dany Flávio Tonelli, Universidade Federal de Lavras. Departamento de Gestão de Pessoas Lavras, MG, Brasil

Dany Flávio Tonelli possui mestrado (2004-2005) e doutorado (2008-2011) em Administração com ênfase em Organizações, Mudanças e Estratégia pelo PPGA/UFLA. Realizou estágio pós doutoral atuando como Visiting Scholar na Universidade do Texas em Austin no Innovation Creative Capital Institute - IC2, com bolsa do CNPq (2022-2023). É professor associado do Departamento de Administração Pública (DAP/UFLA). Exerceu a função de diretor pro tempore na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da UFLA (2020-2022). Participou como professor visitante em programa do Research Institute of the University of Bucharest - Romania (jan-fev 2019). Atuou como pró-reitor adjunto na Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC - 2016-2020) e como responsável pela Coordenadoria de Desenvolvimento Tecnológico e Social (CODETS-PROEC - 2015-2020). Entre 2009 e 2011 foi professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas - Campus Varginha. Está vinculado aos programas de pós graduação em Administração e Administração Pública (PPGA e PPGAP -UFLA). Atua no ensino e em projetos financiados por órgãos de fomento desde 2012. É líder do grupo do grupo de pesquisa e vice coordenador do NIESP - Núcleo de Estudos em Inovação, Empreendedorismo e Setor Público.Tem desenvolvido projetos de pesquisa e extensão em temas como (i) Inovação Colaborativa no Setor Público, (ii) Empreendedorismo de Base Tecnológica, (iii) Governança Colaborativa; (iv) Tecnologias de Gestão Pública e (v) demais temas de ciência, tecnologia, inovação e sociedade.