A relação simbiótica entre mídia, terrorismo e grandes eventos esportivos

Contenido principal del artículo

Alexandre Simioni

Resumen

O presente artigo tem o propósito de apresentar, sumariamente, algumas considerações sobre a relação entre a mídia de massa, o terrorismo e os grandes eventos esportivos, aprofundando a questão da responsabilidade da mídia na cobertura de eventuais incidentes terroristas em grandes competições esportivas como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Inicialmente, serão apresentados alguns dos maiores ataques terroristas já realizados em grandes eventos esportivos durante o século XX, ressaltando o incidente durante os Jogos Olímpicos de Munique em 1972, de forma a exemplificar o interesse por parte de organizações terroristas em realizar seus ataques em eventos desta natureza, em face da publicidade que estas competições proporcionam. Posteriormente, será discutida a relação simbiótica entre organizações terroristas e os meios de comunicação, particularmente, sobre os interesses mútuos na publicidade de seus ataques. Por fim, serão apresentadas algumas considerações acadêmicas e práticas sobre o que se considera ser uma postura responsável da mídia em grandes eventos esportivos, de forma a contribuir para o estabelecimento de políticas públicas eficientes para este setor, por ocasião do planejamento da segurança da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Detalles del artículo

Cómo citar
SIMIONI, A. A relação simbiótica entre mídia, terrorismo e grandes eventos esportivos. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, n. 25, 14 jul. 2012.
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Alexandre Simioni, Chefe da Divisão de Trabalhos Acadêmicos do Centro de Estudos do Corpo de Fuzileiros Navais

LATTES: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4425060D7

Oficial do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Possui graduação em ciências navais pela Escola Naval (EN – 1997), Mestrado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2008) e Mestrado em Operações Militares - Exército Brasileiro (EB - 2004). Exerceu a função de Observador Militar na Missão das Nações Unidas no Sudão (UNMIS, 2009-2010). Atualmente exerce a função de Chefe da Divisão de Trabalhos Acadêmicos do Centro de Estudos do Corpo de Fuzileiros Navais e de Editor-chefe da Revista Âncoras e Fuzis.