Teatro de operações militares conjunto: definição de espaço geográfico

Contenido principal del artículo

Luiz Paulo Silva Costa

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi verificar as condicionantes necessárias para o estabelecimento da área relativa ao Teatro de Operações (TO) para o Emprego Conjunto das Forças Armadas. O trabalho pautou-se numa pesquisa bibliográfica e documental de leis nacionais, regras internacionais para conflitos armados, documentos doutrinários de emprego do Ministério da Defesa e das Forças Armadas Brasileiras. Verificou-se que o estabelecimento de um espaço geográfico relacionou-se numa evolução histórica em relação ao grau de envolvimento das forças, sua capacidade logística, o raio de ação das armas e à entrada de meios navais e aéreos adjudicados ao comando do Teatro de Operações. A legislação nacional para emprego em combate e as doutrinas militares apresentam o assunto, porém não explicitam um método de delimitação desse espaço. A assinatura de tratados e convenções internacionais relativos a conflitos armados pelo Brasil condiciona a obediência e regulam o engajamento das forças militares dentro de um TO. Concluiu-se que, para salvaguarda das forças amigas, a delimitação de um espaço geográfico para a realização de operações militares, após a declaração formal da guerra, deverá incluir o máximo de espaço dentro do território inimigo e, dentro do território nacional, deverá ser grande o bastante para proporcionar um apoio logístico rápido e desburocratizado e pequeno o suficiente para que possam ser condenados por crime de guerra os inimigos quando atacarem alvos fora dessa área.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Detalles del artículo

Cómo citar
COSTA, L. P. S. Teatro de operações militares conjunto: definição de espaço geográfico. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 8, n. 33, p. 195-203, 16 ene. 2015.
Sección
Artículos científicos
Biografía del autor/a

Luiz Paulo Silva Costa, Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, Oficial-Adjunto do Adido de Defesa e Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil na Argentina, Instrutor da Aviação de Caça, Instrutor da Academia da Força Aérea, Chefe-Controlador de Operações Aéreas Militares.