História: novos papéis e antigos desafios
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Resumen
Conquanto sempre tenha variado em sua forma, a história, até pouco tempo, desfrutava de um patamar seguro como um saber de utilidade e discurso reconhecidos. A brusca expansão do conhecimento e dos limites da ação humana na sucessão de três Revoluções Industriais alterou-lhe o campo de ação, papel e aplicabilidade, remetendo-a, no entanto, a um limbo entre ciência e disciplina aparentemente indeslindável. O presente ensaio recoloca antigas questões sobre a história, à luz de suas relações mais recentes com as ciências sociais, e discute seus novos papéis na atualidade, como partícipe da produção de conhecimento, aplicada também à decisão e prospectiva, propondo conceituação e procedimentos adequados a essas funcionalidades e coerentes com as possíveis perspectivas ontológicas, epistemológicas e filosóficas. Ao fazê-lo, o ensaio pretende ainda introduzir elementos para uma discussão metadisciplinar e científica, que situe o estudo e a aplicabilidade da história na sociedade brasileira de acordo com as suas necessidades de desenvolvimento. O tema central é a questão da funcionalidade da história na sociedade moderna, analisada segundo o viés histórico e social, e para cuja viabilização nos campos educacional e profissional são aqui apresentadas propostas gerais. No seu conjunto, este estudo apresenta uma perspectiva teórica sobre fatos e acontecimentos, no contexto histórico, bem como a respeito de sua importância e significado; propõe, com 4 PADECEME Rio de Janeiro base na experiência profissional do autor, medidas de aplicação da história como elemento integrador e mediador no campo educacional e; explora as possibilidades da sua participação na pesquisa em geral e na produção do conhecimento, de forma sistemática.
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