O Modelo Diplomático da Fundação Osorio e sua Importância para o Desenvolvimento Pessoal e Acadêmico dos Participantes
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo teve como objetivo compreender de que modo a participação no modelo diplomático da Fundação Osorio contribui para o desenvolvimento pessoal e acadêmico de seus participantes. Para tal, foi aplicado um questionário por meio do Google Forms para 99
participantes, contendo 10 itens, que foram divididos em três tópicos para categorização. A série/período dos participantes estava compreendida entre o oitavo ano do ensino fundamental e o sétimo período da graduação, sendo a maioria composta por estudantes do ensino médio. A
análise dos dados indicou que as simulações diplomáticas podem beneficiar seus participantes tanto em áreas de conhecimento, quanto nas relações interpessoais, desenvolvidas a partir do diálogo com outras pessoas. Espera-se que este trabalho possa servir como um subsídio que
ajude e encoraja professores, escolas e gestores a criar seus próprios modelos diplomáticos, com o intuito de favorecer o desenvolvimento integral de seus alunos.