O Modelo Diplomático da Fundação Osorio e sua Importância para o Desenvolvimento Pessoal e Acadêmico dos Participantes

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Leonardo Giorno
Clara Vicente Carvalho
Letícia Rodrigues Alberici
Ranna Garofalo de Araújo
Vida da Silva de Almeida Diniz

Resumo

Este artigo teve como objetivo compreender de que modo a participação no modelo diplomático da Fundação Osorio contribui para o desenvolvimento pessoal e acadêmico de seus participantes. Para tal, foi aplicado um questionário por meio do Google Forms para 99
participantes, contendo 10 itens, que foram divididos em três tópicos para categorização. A série/período dos participantes estava compreendida entre o oitavo ano do ensino fundamental e o sétimo período da graduação, sendo a maioria composta por estudantes do ensino médio. A
análise dos dados indicou que as simulações diplomáticas podem beneficiar seus participantes tanto em áreas de conhecimento, quanto nas relações interpessoais, desenvolvidas a partir do diálogo com outras pessoas. Espera-se que este trabalho possa servir como um subsídio que
ajude e encoraja professores, escolas e gestores a criar seus próprios modelos diplomáticos, com o intuito de favorecer o desenvolvimento integral de seus alunos.

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Como Citar
Giorno, L., Carvalho, C. V., Alberici, L. R., de Araújo, R. G., & de Almeida Diniz, V. da S. (2021). O Modelo Diplomático da Fundação Osorio e sua Importância para o Desenvolvimento Pessoal e Acadêmico dos Participantes. REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO, 6(1), 7-17. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/8909
Seção
Dossiê Temático: 100 anos da Fundação Osorio
Biografia do Autor

Leonardo Giorno, Fundação Osorio

Doutorando em Educação pela PUC-Rio, 1º Tenente do Exército Brasileiro R2.
Professor de Filosofia da Fundação Osorio. Integrante do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e
Educação da PUC-Rio. Atua na área do Ensino de Filosofia e Psicologia da Aprendizagem, com foco em
motivação escolar e práticas parentais

Clara Vicente Carvalho, UFRRJ

Aluna de Letras (UFRRJ)

Letícia Rodrigues Alberici, UFRJ

Aluna de Letras (UFRJ)

Ranna Garofalo de Araújo, UFF

Aluna de Ciências Sociais (UFF)

Vida da Silva de Almeida Diniz, UFRJ

Aluna de Engenharia Química (UFRJ)