Conhecimento, pesquisa e educação: as condições para o desenvolvimento
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Existem várias explicações para o grau de desenvolvimento econômico, social e político de uma determinada sociedade, porém o conhecimento será sempre uma das condições necessárias e obrigatórias para uma nação conhecer a si própria, estabelecer instituições sólidas e confiáveis, gerar riqueza e promover equanimidade. Frequentemente tomam-se como áreas de aplicação do conhecimento apenas aquelas vinculadas à ciência e tecnologia ou à pesquisa e desenvolvimento tecnológicos. É preciso ampliar a percepção do campo do conhecimento, pois ele se aplica a todas as formas de ação política, econômica e social. O conhecimento pode ser produzido, aplicado e desenvolvido de diferentes formas. Enquanto que nas sociedades primitivas ele surgia de forma experimental - e acidental muitas vezes - e transmitia-se pessoalmente, nas sociedades industriais, onde o grau de institucionalização é elevado, ele é criado de maneira sistemática e direcionado a metas políticas, econômicas e sociais. Apreciada em um contexto mais amplo, a produção de conhecimento afigura-se como central para o País, capaz de inspirar políticas virtuosas. O compromisso e a forma de gerá-la estão além dela mesma, situando-se no campo de ação dos tomadores de decisão e legisladores. Há condicionantes políticas, econômicas e sociais a serem levadas em conta para a promoção de um ambiente de produção de conhecimento, porém ela está estreitamente ligada à educação, geradora dos recursos humanos que a realizarão. Quando tantos esforços se fazem hoje para melhorar a educação no País, talvez fosse útil comprometê-la com a produção e aplicação do conhecimento, despertando-lhe um sentido finalístico potencialmente mobilizador capaz de reverter expectativas gerais na sociedade brasileira. Com o intuito de motivar e subsidiar o debate a respeito da produção de conhecimento no Brasil, o presente ensaio, a partir de uma sucinta perspectiva histórica da produção do conhecimento, apresenta considerações sobre a difusão da metodologia da pesquisa científica e propõe ações políticas, estratégicas e operacionais que a estimulem.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Coleção Meira Mattos (CMM) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: O autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.