O futuro da África austral: consequências da expansão das fronteiras regionais e da bipolaridade
Contenido principal del artículo
Resumen
A região da África Austral parece se diferenciar do restante da África Subsaariana devido ao processo mais avançado de construção estatal de alguns países da região e pela existência de rivalidades interestatais históricas. Nesse contexto, este trabalho avalia o Complexo Regional de Segurança (CRS) da África Austral na última década e contraria a caracterização feita por Buzan e Weaver (2003). Argumenta-se que o CRS da África Austral engloba os países da região dos Grandes Lagos da África Central e é caracterizado, no período pós-Guerra Fria, pela bipolaridade emergente. A partir dessa constatação, questiona-se: quais seriam as possíveis tendências de mudança ou continuidade no sistema regional da África Austral à luz das transformações da última década, frente à teoria da mudança internacional de Robert Gilpin? Segundo o autor, a possibilidade de mudança do ordenamento de um sistema pode ocorrer de forma revolucionária ou incremental (Gilpin, 1981). No caso específico da África Austral considera-se que tais possibilidades estão diretamente relacionadas ao incremento das possibilidades de conflito decorrente da recente expansão do sistema regional e, sobretudo, aos interesses das duas potências regionais (África do Sul e Angola) na transformação ou manutenção do status quo.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
La Colección Meira Mattos está licenciada
A partir de 2019 bajo condiciones Creative Commons (CC BY 4.0)
Hasta 2018 bajo condiciones Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
Las licencias se enumeran en la página de acceso al artículo y se detallan en la página de Derechos de autor/a de esta publicación.
Copyright: Los autores son los titulares de los derechos de autor, sin restricciones, de sus artículos.
Notifiación
Para cualquier tipo de reutilización o distribución, usted debe dejar claro a terceros los términos de la licencia a que se encuentra sometida esta obra.