A arte da guerra no século XXI

avançando à multi-domain battle

Autores

  • Daniel Mendes Aguiar Santos Korean Defense Language, Icheon, KOR, Coreia do Sul
  • Marcelo Monteiro Maltez 1º Batalhão de Polícia do Exército, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Túlio Endres da Silva Gomes 20º Regimento de Cavalaria Blindada, Campo Grande, MS, Brasil
  • Gerson de Moura Freitas Escola de Comando e Estado-Maior do Exército - ECEME, Seção de Emprego da Força Terrestre, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Andrew Sanders U.S. Army, The Joint Staff, J-5/WHEM, Washington DC, United States of America, USA

DOI:

https://doi.org/10.22491/cmm.a005

Palavras-chave:

Defesa, Guerra, Poder Militar, Multi-Domain Battle, Operações no Amplo Espectro

Resumo

Trata-se de pesquisa associada ao exame dos atuais modelos de operações adotados pelos Exércitos dos Estados Unidos da América (EUA) e do Brasil, sob o prisma da Teoria da Guerra. A investigação utilizou uma abordagem qualitativa, examinando dois conceitos operativos -“Multi-Domain Battle” (EUA) e o “Operações no Amplo Espectro” (Brasil) - para, na conclusão, inferir acerca do impacto dos respectivos modelos na aplicação do Poder Militar de ambas as nações. O estudo indicou que o conceito norte-americano modela uma forma de lutar que prioriza um possível conflito de viés interestatal, atento ao avanço da China, Rússia, Coreia do Norte e Irã. Indicou, ainda, que o conceito brasileiro combina atitudes ofensivas, defensivas e de cooperação/coordenação com agências, habilitando o enfrentamento de ameaças fluidas à segurança e defesa. Enfim, verificou-se que ambos os conceitos forjam uma forma de lutar própria ao Poder Militar Terrestre de cada país, requerendo capacidades e investimentos específicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-04-10

Como Citar

SANTOS, Daniel Mendes Aguiar; MALTEZ, Marcelo Monteiro; GOMES, Túlio Endres da Silva; FREITAS, Gerson de Moura; SANDERS, Andrew. A arte da guerra no século XXI: avançando à multi-domain battle. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, [S. l.], v. 13, n. 46, p. 83–105, 2019. DOI: 10.22491/cmm.a005. Disponível em: https://ebrevistas.eb.mil.br/RMM/article/view/1644. Acesso em: 12 fev. 2026.