A constituição de forças de paz combinadas por nações da América do Sul: um compromisso com a paz e a segurança internacional

Autores

  • Talmo Evaristo do Nascimento Centro argentino de treinamento conjunto de operações de paz, Buenos Aires, Argentina

Palavras-chave:

Operações de manutenção da paz, Forças combinadas de manutenção da paz, Forças de Manutenção da Paz

Resumo

O compromisso com a paz e a segurança internacional é uma atitude demonstrada pela maioria dos países. No cenário sul-americano, as nações geralmente procuram atender às demandas das Nações Unidas (ONU) por missões de manutenção da paz. Seguindo uma tendência recente, existe uma realidade consistente sobre o estabelecimento de Forças Combinadas de Manutenção da Paz naquele subcontinente atualmente. A ONU solicitou aos países que preparem e treinem suas tropas para serem destacadas em operações de manutenção da paz, de acordo com as políticas da organização. Uma das diretrizes é exatamente o Sistema de Arranjos em Standby das Nações Unidas (UNSAS). Esta pesquisa enfatiza que o estabelecimento de Forças Combinadas de Manutenção da Paz já é uma realidade completa na região mencionada, o que revela maior envolvimento com a paz internacional e contribui para o cumprimento dos requisitos da ONU em matéria de implantação rápida, bem como colabora com os interesses geopolíticos dos países.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2015-01-19

Como Citar

NASCIMENTO, Talmo Evaristo do. A constituição de forças de paz combinadas por nações da América do Sul: um compromisso com a paz e a segurança internacional. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, [S. l.], v. 8, n. 33, p. 205–212, 2015. Disponível em: https://ebrevistas.eb.mil.br/RMM/article/view/494. Acesso em: 12 fev. 2026.