Análise de um Portal de Ensino-Aprendizagem de Línguas para Fins Específicos Voltado para Militares que Estão em Busca de Certificação em Língua Inglesa

Main Article Content

Jaqueline Melo Silva
Silvia Matravolgyi Damião

Abstract

This article presents an analysis of the online and asynchronous English for Specific Purposes courses portal called "Habilite-se Já", which was designed specifically for members of the Brazilian Army seeking linguistic accreditation. The overall objective of the study was to analyze the "Habilite-se Já" portal in light of theories that support the development of materials for teaching English for Specific Purposes, with the aim of discovering whether learning is indeed tailored to the students' needs and understanding the role of the teacher in this context. The research was theoretically based on studies on the approach to teaching English for Specific Purposes. The study adopted a qualitative documental approach, in which the analyzed document was the teaching material used in the "Habilite-se Já" portal. Based on the results, it is suggested that future researches carry out a more comprehensive needs analysis, including interviews with students to better understand their goals, in terms of needs, lacks and wants. In summary, this study contributes to the improvement of the "Habilite-se Já" portal, with the potential to impact many servicemen and servicewomen who are seeking certification in the English language.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Silva, J. M., & Damião, S. M. (2023). Análise de um Portal de Ensino-Aprendizagem de Línguas para Fins Específicos Voltado para Militares que Estão em Busca de Certificação em Língua Inglesa. Scientific Journal Foundation Osorio, 8(1), 156-175. Retrieved from https://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12238
Section
Artigos
Author Biographies

Jaqueline Melo Silva, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Lavras (2014) e pós-graduação em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2016). Atualmente é professora do curso de inglês on-line para militares Habilite-se já e mestranda em Linguística Aplicada (UNITAU - início 2021). Foi bolsista do Projeto de extensão de prática docente em Letras - Cursos para a comunidades (2011). Atuou no Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES pelo curso de Letras/UFLA (2011-2012). Foi monitora da disciplina Introdução aos Estudos Linguísticos (2012) e bolsista FAPEMIG de Iniciação Científica (2013). Atuou como professora bolsista do Inglês Sem Fronteiras/CAPES na Universidade Federal de Lavras (2014-2015). Possui experiência profissional como professora de Inglês em escolas de idiomas: CCAA, Wizard e UPTIME- Comunicação em Inglês e também em escolas de Ensino Fundamental: CNEC e Colégio Unilavras. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/6001116243375261

Silvia Matravolgyi Damião, Universidade de Taubaté

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, com mestrado (1994) e doutorado (2006) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é professora colaboradora do Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Unitau e do Laboratório de Cidadania e Tecnologias Sociais do ITA, onde foi professora de 1988 a 2015. No ITA ministrou aulas de Inglês para Fins Específicos; Tecnologia e Sociedade; Tecnologia Social, Educação e Cidadania; e Educação e Tecnologia. Participou ativamente na implantação do C-Lab do ITA, Programa de Extensão Universitária pautado no modelo D-Lab/MIT. Foi Chefe do Departamento de Humanidades e também da Divisão de Alunos. Nos últimos anos participou de equipes de avaliação de editais de convocação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), tendo atuado como Coordenadora Pedagógica, Coordenadora Adjunta e Especialista em diferentes processos avaliativos. No Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Unitau orienta trabalhos nas áreas de formação de professores; ensino-aprendizagem de língua inglesa; elaboração de material didático; e educação e tecnologias digitais. Tem experiência nas áreas de formação de professores de línguas; ensino-aprendizagem de línguas; avaliação; desenho de curso; tecnologia e educação; e de projetos de tecnologia social. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/9013640564430263