As características de negociação do Militar Brasileiro e o imperativo da competência negociação no contexto contemporâneo

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Eugenio Rodrigues do Carvalhal

Resumo

Para muitas organizações a habilidade de negociação é considerada uma prática comum e essencial no exercício da liderança, não a exceção. Nas instituições militares tal competência se reveste de importância fundamental em tempos de paz e vital em momentos de conflitos. No núcleo dos processos de negociação está o indivíduo, sozinho ou em equipes. Sua ação traz consequências para toda a cadeia de comando. Quando atua como negociador, o militar utiliza de forma singular suas características pessoais, os estilos típicos aprendidos por sua cultura regional e consolidados por sua subcultura militar. Quais são as características de negociadores praticadas por oficias superiores e em que grau o militar brasileiro tem sido preparado para negociar? Este estudo levou em conta uma pesquisa que identificou características praticadas por 246 Coronéis dentre os cerca de 900 Oficiais da ativa nesse Posto no Exército Brasileiro. A pesquisa foi realizada na Escola de Comando e Estado Maior do Exército – ECEME, no Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército – CPEAEx. Os resultados têm impacto relevante nos aspectos substantivos e relacionais das negociações, tanto no ambiente doméstico quanto no internacional, e revelam as virtudes do negociador e as lacunas do treinamento militar em negociação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CARVALHAL, E. R. DO. As características de negociação do Militar Brasileiro e o imperativo da competência negociação no contexto contemporâneo. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 12, n. 44, p. 19-34, 13 ago. 2018.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Eugenio Rodrigues do Carvalhal, Faculdade Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Eugenio do Carvalhal

Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro – FGV-RJ. MBA em Administração pela COPPEAD da UFRJ. Bacharel em Administração de Empresas. Especializado em Negociação através do Situation Management System Institute, USA; University of British Columbia, Canadá, CWC School for Energy. Inglaterra; e em Comportamento Organizacional pela Columbia University, USA.

Executivo de empresas por 20 anos desenvolveu-se profissionalmente em Vendas, Marketing, Planejamento e Recursos Humanos. Durante 15 anos de carreira na IBM Brasil e no Grupo Gerdau onde ocupou diversos cargos gerenciais. Entre eles foi gerente de Programas de Educação e Desenvolvimento Gerencial, do Centro Educacional da IBM-Gávea no Rio de Janeiro. Foi Gerente Geral de empresas de médio porte durante cinco anos.

Concebeu, estruturou e coordenou o Curso de Formação de Negociadores da FGV-RJ desde seu início em 2002 até a data, com 28 edições já realizadas. Professor do Programa para Formação de Negociadores da Unisinos-RS.

Professor de cursos de pós-graduação lato sensu da FGV Management. Membro do corpo permanente da Câmara FGV de Conciliação e Arbitragem. Instrutor de cursos de Negociação, no Brasil, Portugal e Países da América Latina desde 1984.

Participou, entre 2000-2002, da preparação dos Contingentes Brasileiros para as ações no Timor Leste, através das Nações Unidas, coordenada pelo Comando de Operações Terrestres – COTER do Exército Brasileiro. Instrutor da Escola de Comando e Estado Maior do Exército – ECEME, da disciplina de Negociação no Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército – CPEAEx desde 1999.

Autor do livro "Negociação - fortalecendo o processo: como construir relações de longo prazo", publicado pela Ed. VISION, já na sua 7ª edição, com mais de 18 mil exemplares vendidos. Autor coordenador do livro "Negociação e Administração de Conflitos" da série Gerenciamento de Projetos, editado pela editora FGV, já na sua 3ª edição. Co-autor do livro "O ciclo de vida das organizações", editado pela Editora FGV em 1999, com mais de 10 mil exemplares vendidos. Entre 2002 e 2004 foi articulista da coluna mensal "Negociação" da Revista Conjuntura Econômica da FGV.

Idealizador e coordenador do projeto, aprovado pelo Ministério de Cultura em jun/2006, "As múltiplas faces do negociador brasileiro: 12 retratos da diversidade cultural nas negociações". Co-autor do trabalho de pesquisa "Dimensões Interculturais da Negociação: O Estilo Negocial Brasileiro" apresentado na 3ª Bienal Internacional de Negociação em Paris, em novembro de 2007 e de diversos artigos em publicações especializadas no Brasil e no exterior.

É sócio-gerente da VISION® Desenvolvimento de Pessoas, com sede no Rio de Janeiro. Desde 1986 vem atuando como Consultor Organizacional e de Negociação, Instrutor de Programas de Treinamento e Desenvolvimento, tendo colaborado com diversas instituições públicas e privadas, nacionais e multinacionais, no Brasil, Portugal e em países da América Latina.