A manufatura enxuta no contexto da defesa nacional aplicada em indústrias de defesa e forças armadas uma revisão integrativa

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Hanameel Carlos Vieira Gomes
https://orcid.org/0000-0001-7438-6020
Giuseppe Miceli Junior
https://orcid.org/0000-0002-2569-2627
Antonio Eduardo Carrilho da Cunha
https://orcid.org/0000-0001-5772-2790

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições da manufatura enxuta no contexto da defesa nacional, a partir de uma revisão integrativa da literatura voltada para aplicações em indústrias de defesa e Forças Armadas, e identificar oportunidades de integrá-la ao Exército Brasileiro. A revisão integrativa da literatura destacou 27 artigos, em que organizações militares e indústrias de defesa do mundo todo têm se beneficiado da aplicação dos princípios e ferramentas da manufatura enxuta, na medida em que elimina ou reduz desperdícios de processos, principalmente relacionados com a espera entre atividades e processamentos desnecessários, alcançando melhores resultados na entrega dos seus bens e serviços. Destaca-se o Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV) como a principal ferramenta da manufatura enxuta para o aperfeiçoamento de processo e aplicação eficiente dos recursos. As oportunidades de integrá-la ao Exército Brasileiro são primariamente identificadas nos processos de manutenção, modernização e revitalização de Sistemas e Materiais de Emprego Militar (SMEM), podendo ser aplicada em outros ambientes como, gestão hospitalar, de obras militares, organizacional, de projetos, do ciclo de vida de SMEM e logística de suprimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GOMES, H. C. V.; MICELI JUNIOR, G.; CUNHA, A. E. C. DA. A manufatura enxuta no contexto da defesa nacional aplicada em indústrias de defesa e forças armadas: uma revisão integrativa. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 18, n. 62, p. 217-236, 30 ago. 2024.
Seção
Artigos Científicos