A manufatura enxuta no contexto da defesa nacional aplicada em indústrias de defesa e forças armadas uma revisão integrativa
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições da manufatura enxuta no contexto da defesa nacional, a partir de uma revisão integrativa da literatura voltada para aplicações em indústrias de defesa e Forças Armadas, e identificar oportunidades de integrá-la ao Exército Brasileiro. A revisão integrativa da literatura destacou 27 artigos, em que organizações militares e indústrias de defesa do mundo todo têm se beneficiado da aplicação dos princípios e ferramentas da manufatura enxuta, na medida em que elimina ou reduz desperdícios de processos, principalmente relacionados com a espera entre atividades e processamentos desnecessários, alcançando melhores resultados na entrega dos seus bens e serviços. Destaca-se o Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV) como a principal ferramenta da manufatura enxuta para o aperfeiçoamento de processo e aplicação eficiente dos recursos. As oportunidades de integrá-la ao Exército Brasileiro são primariamente identificadas nos processos de manutenção, modernização e revitalização de Sistemas e Materiais de Emprego Militar (SMEM), podendo ser aplicada em outros ambientes como, gestão hospitalar, de obras militares, organizacional, de projetos, do ciclo de vida de SMEM e logística de suprimentos.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Coleção Meira Mattos (CMM) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: O autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.