Guerra: no meio do povo ou simplesmente irregular?

Autores/as

  • Marcelo Oliveira Lopes Serrano Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Palabras clave:

guerra irregular, Guerra Irregular. Guerra no Meio do Povo. Doutrina Militar. Natureza da Guerra. História Militar. Irregular Warfare. War Amongst the People. Military Doctrine. Nature of War. Military History., guerra no meio do povo, doutrina militar, natureza da guerra, história militar

Resumen

O artigo analisa o conceito de Guerra no Meio do Povo, proposto pelo general Rupert Smith em seu livro “A Utilidade da Força: A Arte da Guerra no Mundo Moderno”. A Guerra no Meio do Povo seria o novo paradigma da guerra, que teria substituído o anterior, a Guerra Industrial entre Estados. As ideias do Gen Smith terão sua coerência lógica e histórica analisadas em três etapas. Primeiramente, aborda-se o que é considerado como a característica básica do novo paradigma: o mundo marcado por confrontos e conflitos e não mais pela dicotomia guerra e paz do paradigma anterior. Posteriormente, analisa-se a Guerra Industrial entre Estados, a fim de verificar sua coerência como paradigma anterior. Por fim, constituindo o cerne do trabalho, a própria ideia de Guerra no Meio do Povo é analisada, por intermédio de suas seis tendências. O artigo conclui que a guerra, caracterizada pela complexidade dos inúmeros e variáveis contextos nos quais é travada, não pode ser contida em um paradigma.  E acrescenta a necessidade de as instituições voltadas à defesa nacional, incluindo o Exército Brasileiro, desenvolverem uma escola de pensamento de defesa eminentemente brasileira, de modo a não mais nos movermos ao sabor de ideias e conceitos elaborados para necessidades que não são as nossas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-04-16

Cómo citar

SERRANO, Marcelo Oliveira Lopes. Guerra: no meio do povo ou simplesmente irregular?. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, [S. l.], v. 8, n. 31, p. 19–28, 2014. Disponível em: https://ebrevistas.eb.mil.br/RMM/article/view/357. Acesso em: 12 feb. 2026.

Artículos más leídos del mismo autor/a