Guerra: no meio do povo ou simplesmente irregular?
Contenido principal del artículo
Resumen
O artigo analisa o conceito de Guerra no Meio do Povo, proposto pelo general Rupert Smith em seu livro “A Utilidade da Força: A Arte da Guerra no Mundo Moderno”. A Guerra no Meio do Povo seria o novo paradigma da guerra, que teria substituído o anterior, a Guerra Industrial entre Estados. As ideias do Gen Smith terão sua coerência lógica e histórica analisadas em três etapas. Primeiramente, aborda-se o que é considerado como a característica básica do novo paradigma: o mundo marcado por confrontos e conflitos e não mais pela dicotomia guerra e paz do paradigma anterior. Posteriormente, analisa-se a Guerra Industrial entre Estados, a fim de verificar sua coerência como paradigma anterior. Por fim, constituindo o cerne do trabalho, a própria ideia de Guerra no Meio do Povo é analisada, por intermédio de suas seis tendências. O artigo conclui que a guerra, caracterizada pela complexidade dos inúmeros e variáveis contextos nos quais é travada, não pode ser contida em um paradigma. E acrescenta a necessidade de as instituições voltadas à defesa nacional, incluindo o Exército Brasileiro, desenvolverem uma escola de pensamento de defesa eminentemente brasileira, de modo a não mais nos movermos ao sabor de ideias e conceitos elaborados para necessidades que não são as nossas.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
La Colección Meira Mattos está licenciada
A partir de 2019 bajo condiciones Creative Commons (CC BY 4.0)
Hasta 2018 bajo condiciones Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
Las licencias se enumeran en la página de acceso al artículo y se detallan en la página de Derechos de autor/a de esta publicación.
Copyright: Los autores son los titulares de los derechos de autor, sin restricciones, de sus artículos.
Notifiación
Para cualquier tipo de reutilización o distribución, usted debe dejar claro a terceros los términos de la licencia a que se encuentra sometida esta obra.